Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias em destaque SAÚDE Serviço

UPA em Barreiras está entre as cinco da Bahia, inseridas na participação do Projeto Sepse nas UPAs

Treinamento de capacitação para identificar e tratar precocemente a Sepse, e implementação de melhorias nos processos que permitam aos profissionais de saúde identificar o paciente que chega até a UPA 24h com Sepse.

Esse é o objetivo do treinamento de capacitação, que faz parte do Programa PROADI-SUS do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Sírio Libanês. A UPA 24h Clarisse Borges está entre as cinco UPAs escolhidas na Bahia. A Sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção que, popularmente, é conhecida como infecção generalizada.

A palestra para apresentação do Projeto Sepse nas UPAs aconteceu na manhã desta segunda-feira (21), no Plenário Dr Aroldo Cavalcante, na Câmara de Vereadores de Barreiras, e foi conduzida pelas enfermeiras do projeto do Hospital Sírio Libanês, Paloma Ferrer e Jennifer Fraga.

A atividade ainda contou com as presenças do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso; secretário e subsecretária de Saúde, Melchisedec Neves e Jamile Rodrigues, respectivamente; o diretor Médico da UPA 24h, Dr Jurandir Correia; a coordenadora administrativa da UPA 24h, Keite Arcanjo; o vereador Alcione Rodrigues e demais coordenadores da Rede Municipal de Saúde.

O projeto vigente desde 2019, busca a ampliação da capacitação das equipes na implementação e a aplicação efetiva dos protocolos locais que permitam aumentar o reconhecimento da Sepse, diagnóstico e tratamento precoce.

Nesse contexto, a UPA 24h Clarice Borges participa do Projeto Sepse desde junho de 2021, através de reuniões e capacitação mensal com a equipe do Hospital Sírio Libanês. Em sua fala, a enfermeira do projeto, Paloma Ferrer, trouxe de forma contextualizada uma apresentação do projeto Sepse nas UPAs, sobre o ambiente UPA, articulação e fluxo de atendimentos.

A coordenadora da UPA 24h em Barreiras, Keite Arcanjo, destacou a parceria e as buscas de sempre trazer melhorias e agradeceu às enfermeiras do Sírio Libanês em compartilhar as vivências e experiências.

“É um momento importante para o aprendizado, trocas de experiências e readaptações de acordo com a nossa rotina e fluxos de atendimento. Quero agradecer as enfermeiras por tocar esse projeto tão importante e destacar que por meio desse treinamento de capacitação das equipes pretendemos promover a autonomia intelectual e assistencial dos profissionais, que resulta na melhora do desfecho dos pacientes diagnosticados com a Sepse. Agradecemos a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Saúde, pelo apoio dispensado para esse projeto e a todos os coordenadores e profissionais da saúde que compareceram aqui hoje”, disse Keite Arcanjo.

Compondo a mesa, a subsecretária de Saúde fala desse momento importante de aprendizado para as equipes de profissionais.

“Hoje foi um dia de muito aprendizado, essa parceria só nos trouxe mais motivação e crescimento profissional. Parabenizo aos profissionais que estão desde o mês de junho de 2021 se dedicando, acompanhando e buscando implementar as ferramentas que são repassadas. Dizer da nossa alegria em ser uma das cinco UPAs a ser escolhida no estado da Bahia para esse treinamento de capacitação. Nosso foco sempre será no cuidado dos nossos pacientes, para isso, buscamos sempre avançar por meio da qualificação dos nossos multiprofissionais e sempre destacando os nossos pilares de uma saúde humanizada, integrada e inovadora”, falou Jamile Rodrigues.

Com essas capacitações a Secretaria de Saúde espera que os resultados possam contribuir com o SUS por meio da criação de processos confiáveis e sustentáveis de Saúde, além da promoção de conhecimento das equipes das UPAs com relação a conceitos básicos de qualidade, segurança do paciente, estratégias de comunicação e envolvimento do paciente e família no cuidado.

Com informações de Cheilla Gobi, correspondente da Rádio Sociedade em Barreiras.

Fotos: Divulgação / Prefeitura de Barreiras

Tags:

Leia também