USF do Pelourinho registra fila para marcação de consultas nesta quinta (30)

Um grande número de pessoas buscou a Unidade de Saúde da Família (USF) do Pelourinho, em Salvador, no início da manhã desta quinta-feira (30), para a realização de marcação de consultas. Com isso, uma grande fila se formou.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o grande volume de procura pelo serviço é fruto da demanda reprimida gerada durante a pandemia. A pasta informou que muitas pessoas abandonaram o acompanhamento feito na unidade e, com a redução dos casos da Covid-19 na cidade, estão buscando novamente o atendimento no serviço.
A gestão da unidade pontuou, em nota, que não há necessidade da formação das filas, uma vez que os procedimentos podem ser agendados durante todo mês e no horário de funcionamento do posto, das 8h às 17h. No entanto, trata-se de demanda espontânea por parte da população.
Além disso, ainda no texto, a SMS disse que, devido a alta demanda por consultas e exames, em reunião realizada na quarta-feira (29), o prefeito Bruno Reis (DEM) e o governador Rui Costa (PT) combinaram de acelerar a inauguração de duas novas policlínicas na capital, nos bairros de Escada e Naramdiba, em resposta a esta demanda.
A pasta destacou ainda que funcionários da unidade foram deslocados para organização da fila, reiterando a importância do distanciamento mínimo, bem como prestando orientações sobre os procedimentos adotados no posto. Por fim, a nota esclarece que a unidade conta com equipes completas.
Foto: Reprodução / RecordTV Itapoan