Digite sua busca

 

 

Entrevistas Meio Ambiente Notícias Notícias em destaque Programas

Uso de medicamentos naturais é alternativa para uma melhor qualidade de vida; entenda

A utilização de medicamentos industrializados pode causar danos à saúde da população e, por isso, muitos pesquisadores vêm buscando substituir este tipo de medicação por remédios à base de plantas naturais.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Ministério de Saúde, em 2016, a procura por este tipo de remédio na rede pública de saúde teve um aumento de 160% em dois anos.

Também conhecido como medicamento fitoterápico, este tipo de remédio é produzido a partir de vegetais ou plantas medicinais. Por ser natural, ele causa baixo impacto ambiental, entretanto, é preciso tomar cuidado com o uso e dosagem do mesmo.

Em entrevista ao Programa Sociedade Urgente na manhã de hoje (8), a professora e pesquisadora Simone Gualberto que estuda a criação de inseticidas e fitoquímicos à base de plantas do semiárido baiano, garante que busca sempre estudar um produto para ser eficaz, mas demora tempo para ficar disponível para à população.

“Para colocarmos um produto no mercado é em média 10 a 15 anos, porque depois dos estudos preliminares, precisamos passar pelos estudos de toxidade, pré-clínicos e clínicos e são testes bem demorados que requerem uma quantidade de investimento alto e infelizmente não é sempre que a gente consegue esse tipo de financiamento para fazer essas pesquisas”, disse.

Sobre a importância da formulação correta destes produtos, ela destaca:

“Existem medicamentos, mesmo à base de produtos naturais, que o que diferencia se ele vai ser tóxico ou não, é a dose que você usa. Então, essas questões precisam ser muito bem determinadas. Você não pode simplesmente pegar um óleo ‘in natura’, muitas vezes e aplicar ele em uso que você queira. Essas formulações requerem uma pesquisa”, complementa.

Segundo Simone, o estudo das plantas do semiárido trará informações úteis para ampliar o conhecimento acerca das características biológicas das espécies, possibilitando o uso sustentável para a promoção da saúde. 

Foto: Divulgação

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143