Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Vacina contra chikungunya gera resposta imune em 96% dos voluntários

O Instituto Butantan divulgou, nesta terça-feira (15), os resultados do ensaio clínico de fase 3 da vacina contra a chikungunya. O imunizante apresentou capacidade de gerar resposta imunológica por pelo menos seis meses em 96,3% nas pessoas avaliadas.

Os testes estão sendo realizados nos Estados Unidos e conta com a participação de 4.113 voluntários entre homens e mulheres maiores de 18 anos. O Butantan participa do estudo em parceria com a farmacêutica franco-austríaca Valneva.

As reações adversas à vacina foram consideradas, na maioria dos casos, como leves a moderadas. Cerca de 50% dos participantes do estudo tiveram dor de cabeça, fadiga e dor no local da injeção, após receber o imunizante. Apenas 2% reportaram efeitos mais adversos, como febre.

A duração da imunidade continua sob análise, sendo monitorada periodicamente com testes sorológicos durante pelo menos cinco anos.

O Brasil iniciou ensaios clínicos no país com 750 adolescentes de 12 à 17 anos, em São José do Rio Preto, no final de janeiro. Centros de pesquisa de São Paulo-SP, Salvador-BA, Fortaleza-CE, Belo Horizonte-MG, Aracaju-SE e Campo Grande-MS também participarão do estudo.

Foto: Divulgação / PMSC

Tags:

Leia também