Digite sua busca

 

 

Brasil Notícias Notícias em destaque SAÚDE

Vacina contra dengue gera resposta imune em mais de 90%, segundo estudo

O Instituto Butantan divulgou os resultados de uma vacina contra a dengue que está em desenvolvimento juntamente com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos (NIAID). Os resultados, que são referentes à primeira fase do ensaio clínico realizada nos Estados Unidos, mostraram que o imunizante induziu a produção de anticorpos em 100% em pessoas que já tiveram a doença, e em mais de 90% naqueles que nunca foram contaminados.

Já na segunda etapa, a pesquisa apresentou a formação de anticorpos em mais de 70% dos indivíduos contra quatro subtipos do vírus com apenas uma dose. Neste momento, os especialistas estão conduzindo os estudos clínicos de fase três.

A análise contou com a participação de 200 adultos que receberam duas doses da vacina ou placebo, uma substância sem efeito, para estudar a capacidade da segunda dose de aumentar a quantidade de anticorpos. Durante o experimento, a dose adicional não apresentou diferença significativa, confirmando que apenas uma dose do imunizante é suficiente para produzir resposta imunológica contra a doença.

A capacidade de indução da resposta imunológica foi analisada durante um ano em testes de neutralização do vírus e se manteve alta em todos os candidatos. Os efeitos colaterais registrados foram dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea e dor muscular, sem apresentar efeitos adversos graves.

Foto: Divulgação / PMSC

Tags:

Leia também