Digite sua busca

 

 

Bahia Cidades Notícias Notícias em destaque Pandemia Salvador

Vacinação contra Covid na Bahia passa a ser apenas por critério de idade, afirma Vilas-Boas

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia vai passar a ser feita apenas por critérios etários, de acordo com decisão tomada na última quinta-feira (17), em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do estado. Com a publicação da nova resolução no Diário Oficial do Estado (DOE), a decisão passa a valer a partir desta sexta-feira (18). O secretário estadual da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou essas mudanças.

“A partir de agora, não há mais grupos prioritários, há apenas grupos de faixas etárias. Todas as pessoas serão vacinadas independentemente de haver doenças concomitantes ou não, com exceção de gestante que iniciar a gestação ao longo dos próximos meses e de profissionais de saúde que venham a entrar no mercado [de trabalho]”, explicou.

Além disso, o chefe da pasta disse que outra decisão da SIB que “objetivou corrigir essas iniquidades foi exatamente redistribuir as doses para os municípios com menores coberturas vacinais”.

“Por exemplo, se um município atingir uma cobertura vacinal superior a 70% da população alvo, ele receberá, ao longo das próximas semanas, até que a média estadual chegue a 70%, apenas 1/3 das doses previstas originalmente. Se a cidade atingir mais de 50% da cobertura vacinal para a população alvo, ela vai receber apenas 50% das doses que foram originalmente previstas. Isso em função do fato de que a média estadual, hoje, é de 42% de cobertura da população alvo acima de 18 anos”, detalhou.

Por fim, o secretário afirmou que todas as semanas, a partir de agora, será calculada a média estadual e a média dos municípios vai subir em 5% até que todos estejam dentro da mesma faixa de cobertura.

Leia também:

Covid-19: Pessoas com 49 anos ou mais são incluídos no grupo prioritário da vacinação nesta sexta (18)

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143