Digite sua busca

 

 

Bahia Notícias Notícias em destaque Salvador SAÚDE

Vacinação contra gripe segue para público prioritário em Salvador

A vacinação contra gripe segue em Salvador exclusivamente para o público elegível da estratégia. Estão habilitados para receber a dose do imunizante trabalhadores da saúde, crianças entre 6 meses e 6 anos; gestantes e puérperas; pessoas com mais de 60 anos; povos indígenas e quilombolas e pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Os postos também estão aplicando a 2ª naquelas crianças vacinadas pela primeira vez em 2021.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), esse ano, pouco mais de 416 mil pessoas receberam a vacina contra gripe em Salvador, número considerado abaixo do esperado já que corresponde a apenas 58% de cobertura do público alvo. A meta da SMS é imunizar pelo menos 90% do público elegível que reside na cidade.

“A imunização continua sendo a forma mais eficaz para proteção contra gripe. Por isso estamos convocando todos os indivíduos que compõem a população elegível da estratégia para comparecerem aos postos e atualizar a situação vacinal. Manter a utilização da máscara também é outra medida importante de contingência de disseminação do vírus da gripe”, explicou Doiane Lemos, subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis.  

Surto de gripe

Salvador está vivendo um surto de casos de influenza. De acordo com Andréa Salvador, diretora de Vigilância à Saúde do município, a situação é configurada pelo elevado número de casos registrados em um curto espaço de tempo.

Até o momento, 77 casos de influenza foram contabilizados esse ano na cidade. Desse total, 74 foram notificados entre o final do mês de novembro e início de dezembro. “São casos predominantemente do vírus da influenza H3N2 que estão circulando de maneira mais intensa desde o final de novembro. Por esse motivo ligamos o sinal de alerta e estamos convocando a população prioritária para realizar a vacinação e ampliar o percentual de cobertura vacinal. Com isso, esperamos conter o avanço dos casos e quebrar a cadeia de transmissão na capital”, afirmou Andréa.

Foto: Prefeitura de Jaru / Divulgação

Leia também:

Salvador registra 21 novos casos da gripe Influenza A H3N2 nas últimas 24h

Gripário no Pau Miúdo vai ser reaberto por causa do surto de gripe

Tags:

Leia também