Digite sua busca

 

 

Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

“Vai chegar esse momento”, diz Bruno Reis sobre pressão no sistema de saúde

Em coletiva realizada na manhã de hoje (16), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que os 40 novos respiradores doados pelo governo federal chegaram à cidade.

Desta forma, será possível abrir leitos de UTI ainda esta semana. Segundo o prefeito,  dos 40 equipamentos, 25 são de cabeceira e 15 de transporte. Os de cabeceira serão colocados nos hospitais Salvador e de campanha de Itapuã, enquanto os de transporte serão encaminhados para as UPAs e Samu.

“Faltávamos abrir 10 leitos de UTI no Hospital Salvador, e vamos abrir essa semana. Com isso, vamos chegar à capacidade máxima do Hospital Salvador. O hospital de campanha de itapuã, que entregamos na sexta, e na sexta mesmo começamos a funcionar, com 10 leitos de UTI e 40 de enfermaria. Duramente fim de semana, ocupamos ele na totalidade mas, quando montamos esse hospital de campanha, já colocamos nos leitos toda a infraestrutura pois, se já tivéssemos mais respiradores, conseguiríamos transformar os leitos de enfermaria em leitos de UTI. Nessa semana, vamos pular pra 20 leitos de UTI, e na semana que vem, mais 10”, falou Bruno Reis.

Em tempo, o prefeito ressaltou que desde o início do isolamento social, em 27 de fevereiro até aqui, houve uma redução do Fator RH (taxa de transmissão), de 1,27 para 1,15, além da redução no número de casos ativos.

“Vejam que as medidas de isolamento estão dando certo. Estão evitando que mais pessoas contraiam o vírus em nossa cidade. Os números já estão demonstrando isso. O que infelizmente não está ocorrendo ainda, mas vai chegar esse momento, é a pressão sobre o sistema de Saúde”, falou.

Segundo o prefeito, a situação do país é crítica e que novas medidas na capital para conter o coronavirus na baiana poderão ser anunciadas nesta sexta-feira, após reunião.

“Esse cenário, infelizmente, é um momento crítico da pandemia para o Brasil. O Brasil passou a ser uma ameaça pro mundo diante da gravidade e do avanço da pandemia. Já deixamos marcado para sexta-feira uma reunião e, tendo condições ou não, iremos comunicar as nossas decisões que são com bases nos números que temos diariamente”, disse

Ainda de acordo com Reis,  com a disponibilização das 3,8 milhões de doses do Instituto Butantan para o Ministério da Saúde, é possível que Salvador receba ainda hoje, doses dessas vacinas. Com isso, ele pretende iniciar a vacinação dos idosos com 74 anos nesta quarta-feira (17).

Foto: Reprodução/ Coletiva

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143