Jéssica Smetak e João Kalil receberam na manhã desta terça-feira (5) Maurício Lima que é Diretor de segurança e prevenção à violência da Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador
O furto de cabos elétricos destinados à iluminação pública provocou em Salvador um prejuízo de mais de R$2 milhões em 2023. O gasto extra para a reposição de materiais de manutenção da rede poderia ser utilizado para a ampliação de outras ações municipais ligadas ao setor. Daria, por exemplo, para instalar 1.750 novos pontos de luz pela cidade ou para modernizar 25 campos de futebol e quadras.
As investigações buscam chegar aos maiores receptadores desses materiais elétricos que são furtados da rede pública, e Maurício Lima esclarece o foco dessas ações realizadas pela Guarda Civil Municipal.
“Eu acho que essa investigação precisa ser feita de forma bem contundente, bem apurada, uma investigação séria em cima dos grandes receptadores. O foco da ação efetiva deve ser os grandes receptadores, eu entendo, que daqui parte do pequeno furto que é entregue para um receptador pequeno ainda, que dali encaminha para um grande receptador e é direcionado para outros locais.” explica Lima.
Além de ressaltar a importância das investigações e punições mais severas aos envolvidos, Mauricio traz dados sobre a atuação da Guarda Civil Municipal (GCM).
“A guarda civil municipal só neste ano, até o mês de setembro conduziu 144 pessoas que estavam cometendo este tipo de delito para a central de flagrantes. A gente vai continuar combatendo, mas eu sinalizo que há necessidade, a gente vê isso acontecendo nas grandes capitais do país, mas precisa se tomar uma posição aqui na nossa, para que possamos ter uma diminuição desse tipo de delito.” disse Maurício Lima.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: