Digite sua busca

 

 

Brasil Mundo Mundo Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Variante delta já representa 90% das amostras sequenciadas no mundo

A variante delta já representa quase 90% das amostras do vírus sequenciadas no mundo, é o que diz o novo relatório epidemiológico da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), divulgado neste domingo (8). Por conta do rápido avanço da variante dentro e fora das Américas, a organização recomenda que os países revisem seus planos e se preparem para um eventual aumento de casos e de internações pela Covid-19.

Na última quarta-feira (4), a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que a delta corresponde a 45% das amostras analisadas na capital e 26% das do estado. Já em São Paulo, a variante foi apontada em 23,5% das amostras sequenciadas no instituto.

A variante delta já está presente em 135 países. Até o momento, quatro variantes do Sars-CoV-2 (alfa, beta, gama e delta) foram identificadas no mundo e classificadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como cepas de preocupação.

A delta está associada a um aumento de transmissibilidade ainda maior do que o das outras variantes. De acordo com um estudo, que ainda está sem revisão por pares, ela gera uma carga viral 1.260 vezes maior do que a cepa original.

Segundo a Opas, um outro estudo recente no Reino Unido estimou que o risco de internação hospitalar por Covid-19 é o dobro naqueles indivíduos infectados pela delta (quando comparado com a alfa).

De acordo com a Opas, a redução na efetividade das vacinas em relação à variante delta pode ocorrer principalmente nas pessoas que receberam apenas a primeira dose do imunizante.

Foto: Andrea Rego Barros/Prefeitura de Recife

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143