Digite sua busca

 

 

Mundo Notícias Notícias em destaque Pandemia SAÚDE

Variante ômicron chegou à Holanda antes de ser descoberta na África do Sul

A variante Ômicron da Covid-19 foi detectada na Holanda em testes coletados nos dias 19 e 23 de novembro, datas anteriores à descoberta da cepa na África do Sul, que foi relatada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 24 de novembro.

“Encontramos a variante Ômicron do coronavírus em duas amostras de teste que foram coletadas em 19 e 23 de novembro (…) Não está claro ainda se essas pessoas visitaram o sul da África”, disse o instituto de virologia da Honlanda, responsável por examinar as amostras que identificaram a chegada do vírus no país.

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda (RIVM), pelo menos 14 pessoas em voos de Joanesburgo e da Cidade do Cabo chegaram ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, em 26 de novembro carregando a nova variante. Até então, o dia 26 era a data inicial de entrada do vírus em território holandês.

Com essa descoberta, autoridades holandesas estão tentando entrar em contato e testar cerca de 5 mil outros passageiros que chegaram de viagem da África do Sul, Botswana, Eswatini, Lesoto, Moçambique, Namíbia ou Zimbábue.

Autoridades sanitárias da Holanda anunciaram que a variante ômicron já estava presente no país antes de ter sido reportada pela primeira vez na África

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Tags:

Leia também


Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143