Vistorias de veículos serão retomadas em Salvador

As vistorias de veículos de transporte particular serão retomadas por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob) a partir do dia 2 de agosto, em Salvador. Deverão passar pela inspeção os táxis, mototáxis e veículos de transporte escolar. A verificação acontecerá de forma escalonada, de acordo com a categoria e o alvará de cada veículo.
Para passar pela vistoria, é necessário fazer o agendamento prévio no site de mobilidade. Os atendimentos serão realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 16h30, na sede da Coordenadoria de Transportes Especiais (Cotae), localizada na Avenida Vale dos Barris, ao lado do Estacionamento São Raimundo.
Os táxis comuns serão os primeiros a serem atendidos. Os motoristas precisarão ter em mãos a documentação exigida, como carteira de identidade (RG), carteira de habilitação (CNH), certificado da última aferição, cartão de identificação, comprovante de residência, selo GNV, licenciamento atualizado e licença de veiculação do engenho de publicidade em táxi.
É importante o taxista ficar atento às faixas laterais e o número de alvará, itens de padronização obrigatórios que serão observados durante a inspeção. Também serão verificados itens de segurança, higiene e conservação do veículo.
Entre 4 e 21 de outubro, será a vez dos mototaxistas, que precisarão apresentar o cartão de identificação válido, comprovante de residência, licenciamento atualizado, CNH e apólice de seguro da motocicleta.
Os veículos de transporte escolar serão inspecionados entre os dias 25 de outubro a 8 de novembro. Durante a vistoria, deverão ser apresentados o cartão de identificação, comprovante de residência, licenciamento do veículo atualizado, habilitação do condutor na categoria D, pagamento da taxa de vistoria, “nada consta” de multas de trânsito e selo GNV.
Também serão observados itens como padronização obrigatória dos veículos (conforme artigo 136 do Código de Trânsito Brasileiro), condições de tráfego e de higiene, estado de conservação, controlador de velocidade (tacógrafo) já devidamente aferido pelo Ibametro, equipamentos de segurança (extintor de 4kg, macaco, triângulo e chave de roda) e câmera de ré.
Caso seja identificado algum problema, o permissionário terá um prazo de 10 a 30 dias para solucionar e retornar à Cotae para uma nova vistoria.
Foto: Jefferson Peixoto/Secom