O Viva Bem do Conexão Sociedade desta sexta-feira(16) contou com a presença da Dentista Silvania Rocha que contou detalhes sobre as doenças na boca
Na manhã desta sexta-feira(16), o Viva Bem do Programa Conexão Sociedade com Silvana Oliveira recebeu a odontologista Silvania Rocha para falar da saúde bucal dos brasileiros e explicar as formas de prevenção de doenças na boca.
Doenças na boca são um problema significativo para a saúde bucal e geral, afetando milhões de pessoas em todo o mundo. Desde cáries e gengivite até condições mais complexas como periodontite e candidíase, essas doenças não apenas causam desconforto, mas também podem levar a sérios problemas se não forem tratadas adequadamente.
A cárie dentária é a doença bucal mais comum, afetando aproximadamente 60% a 90% das crianças e 92% dos adultos em algum momento de suas vidas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde(OMS). “A cárie é uma doença causada por bactéria, todo mundo pensa que a cárie não é doença, é a segunda doença mais tida, principalmente aqui no Brasil, a primeira é o resfriado. Porque as pessoas não colocam cárie como uma doença, não colocam o dente como um órgão, e o dente é um órgão. Então, a cárie é nada mais nada menos do que a escovação errada, se você não tem uma escovação certa, você certamente terá cárie.” disse Silvania Rocha.
Diversas doenças bucais podem ser evitadas com uma escovação correta dos seus dentes e higienização bucal adequada, como esclarece a dentista, “A escovação não é somente escovar os dentes com a escova não. Porque tem que ser uma escova macia, as cerdas bem macia, a cabeça pequena e não muito duro o cabo, porque quando o cabo é duro a gente força mais, quando o cabo é mais flexível já dá uma melhorada. E o fio dental é essencial, porque a escova não consegue remover o resto de alimento que fica entre um dente e outro.” esclareceu a odontologista.
As doenças bucais não se restringe somente a boca e podem se proliferar pelo corpo, tornando-se uma perigo maior à saúde, doenças como gengivite, periodontite e a própria cárie são causadas por bactérias. “É uma bactéria que adora se alojar na válvula do coração, então, se a pessoa já tem um problema cardíaco ou tem uma válvula que trocou e você tem doença periodontal é um perigo. Essas bactérias tanto da gengivite, periodontite, quanto da cárie, quando você machuca a boca, entra na sua corrente sanguínea, a gente vê as vezes na mídia, ‘uma pessoa morreu porque fez uma extração de dente’, não foi uma extração de dente, foi porque ela tava com uma infecção, não tomou a medicação antes de fazer essa extração, que é uma cirurgia, entrou na corrente sanguínea e foi.” disse Silvania Rocha.
Assista a entrevista na íntegra no canal Rádio Sociedade da Bahia no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=1eYhsc6fTto