Silvana Oliveira recebeu no Conexão Sociedade desta sexta-feira (22) a veterinária Dra. Andrea Bispo que esclareceu como melhorar a saúde do seu pet com uma alimentação saudável
A alimentação de cães e gatos deve ser balanceada para garantir saúde e longevidade. Dietas comerciais como rações industrializadas são frequentemente formuladas para atender as necessidades nutricionais específicas dos animais.
“Diferente do que muita gente acha, os cães são carnívoros, eles não são onívoros. Então, os cães eles precisam de uma alimentação que tenha gordura e proteína, o carboidrato é um macronutriente não essencial para ele e por conta dessa coisa de dar resto de comida, faltava muitos nutrientes, por exemplo, o cálcio.” explica a veterinária.
Uma alimentação saudável é fundamental para garantir o bem-estar e a longevidade dos animais, a nutrição adequada vai muito além de saciar a fome dos pets, é essencial para prevenir uma série de doenças, desde a obesidade até problemas metabólicos e ortopédicos. Um dos mitos é sobre o consumo de ossos pelos animais.
“De fato, o osso é perigoso para cachorro se a gente der para o cachorro cozido, biologicamente o cachorro ele consegue digerir, tanto que existem animais que comem dietas cruas com ossos, então, eles conseguem quebrar.” desmistifica Dra. Andrea Bispo.
“Por exemplo, eu falei sobre a deficiência de cálcio, na natureza ele comeria o osso, para ele ter essa reposição do cálcio, na ração vai o cálcio, quando eu dou o resto de comida eu não faço isso.” completa.
A melhor maneira de garantir que um animal esteja recebendo uma alimentação saudável e balanceada é com o acompanhamento de um veterinário.
O profissional pode ajudar a identificar as necessidades específicas de cada animal e indicar a dieta ideal, além de realizar ajustes conforme o animal envelhece ou se desenvolvem condições de saúde.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: