Digite sua busca

 

 

Entrevistas Notícias Programas SAÚDE

Você sabe o que é estomia? especialistas alertam sobre cuidado e tratamento

Aberturas realizadas no corpo durante um procedimento cirúrgico, as estomias estão presentes em pelo menos 120 mil brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Estomia (Sobest).

Especialidade da área de enfermagem responsável por tratar casos da doença, a estomaterapia atua no cuidado de pacientes com lesões, pacientes com estomias e incontinência urinária. 

Para falar sobre o assunto, o Balanço Geral desta quinta-feira (28), recebeu as enfermeiras Carine Trindade e Ludmilla Carreiro, responsáveis pela empresa de enfermagem Curalife, especialista na atuação da seguimento.

De acordo com Trindade, um dos grandes problemas para a cicatrização das feridas está na ausência do tratamento adequado para a cura mais imediata.

“Não devemos tratar só após a doença. O paciente precisa realizar uma consulta pré-operatória, com enfermeiras e especialistas, onde ele será orientado após essa cirurgia”, explica.  

Conforme a Sobest, um dos cuidados recomendados no tratamento pós-cirurgia além da limpeza é necessário atenção com a pele ao redor da estomia.  

Com direitos garantidos, segundo a Lei 13.146/2015, no Brasil, pessoas com estomias são consideradas deficientes, e possuem direito a materiais necessários no cuidado da doença.

Foto: Divulgação

Tags:

Notice: Undefined index: bg_img_color in /home/rdsoncom/public_html/wp-content/plugins/convertplug/modules/info_bar/functions/functions.php on line 143