‘Zap Respeita as Mina’ auxilia vítimas de violência doméstica pelo WhatsApp

As mulheres vítimas de violência doméstica poderão contar com mais um mecanismo de auxílio às medidas de enfrentamento e combate à violência doméstica contra mulheres.
O projeto pioneiro batizado como “Zap Respeita as Mina” foi lançado na última segunda-feira (19) e já pode ser acessado por meio do aplicativo de conversas, WhatsApp; a ferramenta é controlada por um software que utiliza inteligência artificial (IA).

As usuárias poderão pedir ajuda, nos casos de violência doméstica, enviando mensagens para as atendentes virtuais através do número 71 99909-9322.
Todo diálogo é realizado apenas por mensagem de texto e após o contato, a IA gera respostas iniciais para as vítimas, permitindo posterior acesso deste conteúdo aos agentes da Policia Civil.
Ao iniciar uma conversar com a IA, as mulheres receberão orientações e informações sobre os órgãos que compõem a rede de atenção à mulher e as atribuições de cada um deles; além de receber informações de como fazer uma denúncia, obter uma medida protetiva de urgência, o que fazer em caso de violência sexual, entre outras informações.
Foto: Reprodução