Há dois anos, a Bahia perdeu um dos seus maiores comunicadores. O apresentador Raimundo Varela, conhecido popularmente como Varela ou Varelão, faleceu em Salvador aos 75 anos. Com uma carreira marcante no rádio e na televisão, ele se tornou uma das vozes mais influentes do estado. Atuou na TV Itapoan, afiliada da RecordTV na Bahia, na TV Bandeirantes e na Rádio Sociedade. Varela, também apresentou um programa em rede nacional através da Record.
Natural de Itabuna, Varela mudou-se ainda criança para Salvador, onde cresceu no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. Foi lá que Varela também trabalhou como gerente de suprimentos da Cocisa, Companhia de cimento Salvador. Varela chegou a presidir o Esporte clube Paripe. O apresentador também chegou a atuar como jogador de futebol do Leônico.
Neste momento de saudade a Rádio Sociedade da Bahia, através do reportes Rogerio Alves, preparou uma matéria especial sobre Raimundo Varela Freire Júnior, reunindo depoimentos de grandes nomes que trabalharam ao seu lado e que o reconhecem como um verdadeiro mestre da comunicação.