O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) anunciou na noite de segunda-feira (13) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Aqueles que tinham isenção no Enem 2023, mas não realizaram o exame, precisam justificar a ausência através da “Página do Participante”, apresentando documentos como atestado médico ou boletim de ocorrência. Falhar em fazer isso resultará na perda do direito à isenção.
Para verificar o status do pedido, os candidatos devem acessar a “Página do Participante” e inserir seus dados de login. Em caso de negativa, é possível recorrer até sexta-feira (17), também através da plataforma, anexando documentos que comprovem o direito à isenção. O resultado dos recursos será divulgado em 24 de maio.
A isenção é concedida a estudantes do último ano do ensino médio em escolas públicas, aqueles que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada, desde que a renda familiar per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo (R$ 2.118), além de cidadãos em vulnerabilidade social inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os candidatos aprovados para a isenção devem realizar a inscrição no Enem entre 27 de maio e 7 de junho. As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, conforme o edital publicado nesta segunda-feira (14).