O vereador Duda Sanches (União) criticou nesta segunda-feira (20) o governador Jerônimo Rodrigues, destacando falhas na gestão estadual da educação. Em entrevista ao Sociedade Online, Sanches discutiu o reajuste de 5,69% proposto pelo governo, rejeitado pela categoria, e comparou as gestões estadual e municipal no setor educacional.
“Aqui na Bahia nós temos um professor como governador do Estado, mas que tem maltratado essa classe tão importante e fundamental. O governador promove, ao contrário de Salvador, um aumento aquém do que os professores e os servidores necessitam, ainda faz um escalonamento mês a mês desse aumento, enquanto Salvador, meses atrás aprovou aumento de 8% para os magistrados e de 4% para os servidores em geral, valendo já a partir do dia 1º de maio”, afirmou.
O reajuste salarial proposto pelo governo aos professores da rede estadual gerou insatisfação na categoria. Após 18 assembleias, a APLB (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia) aprovou uma paralisação para esta segunda e terça-feira (21), visando pressionar a gestão estadual.
“Um governo que é ideologicamente congruente, sempre foi muito próximo às causas dos professores, dos sindicatos, tem dado um verdadeiro tiro no pé quando a gente vê um show de horror acontecendo na Assembleia Legislativa. Começando pelo não pagamento das precatórias, o governador estava dando uma espécie de calote atrasando esse pagamento, judiando de professores e muitos deles aposentados que dependem desse dinheiro para pagar remédios, para cuidar dos seus tratamentos, e é essa marca que o governo Jerônimo tem deixado”, criticou.