O Sociedade Urgente desta sexta-feira (3) com Adelson Carvalho, trouxe Cícero Bastos, que é engenheiro rodoviário e professor da Uniruy e falou sobre a construção de pontes e a importância da manutenção para evitar acidentes
A construção de pontes é uma proeza técnica que reflete diretamente o avanço da engenharia civil e a capacidade humana de ultrapassar barreiras físicas. No contexto da construção de pontes, diversas etapas são meticulosamente planejadas e realizadas, partindo da análise minuciosa do local até a finalização estrutural.
A jornada começa com avaliações precisas que consideram não só a posição e o propósito da ponte, mas também o potencial impacto no meio ambiente e na comunidade local. A fundação é o componente que conecta a estrutura da ponte ao solo, transferindo todas as cargas estruturais, dependendo das características do terreno, podem ser usadas fundações diretas, indiretas ou especiais.
Com a situação da queda da ponte que ligava o estado do Tocantins ao Maranhão, dúvidas sobre as condições das pontes no Brasil ficaram em evidência, e o engenheiro rodoviário abordou a necessidade da manutenção da estrutura das pontes.
“Por se tratar de um equipamento que você gasta quase 1 milhão por quilômetro pronto, não é uma peça que deva durar 2 ou 3 anos, é uma peça para durar no mínimo 20 ou 25 anos. Se tiver manutenção ela vai durar a vida toda, o ideal é que você faça a cada 2 anos uma vistoria.”, explica Cícero Bastos.
As obras de manutenção de pontes e viadutos buscam restaurar a vida útil e durabilidade dessas estruturas que sofrem constantes ataques e deteriorações, seja por questões atmosféricas ou pela ação dos usuários.
Assista na íntegra no canal da Rádio Sociedade da Bahia: