A Polícia Penal, órgão vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), está realizando a Operação Força Máxima Verão, no Conjunto Penal de Jequié (CPJe), onde atualmente estão custodiados cerca de 530 homens. A ação acontece desde segunda-feira (6), e até a quarta-feira (8), já havia sido apreendidas 11 armas brancas artesanais, cinco aparelhos celulares, duas soqueiras improvisadas, cinco porções de maconha, uma corda tipo “tereza” e três cadernos com anotações suspeitas.
As buscas aconteceram nas 14 celas do Presídio 01 do CPJe, onde 81 internos passaram por revistos. A operação acontece simultaneamente com a Operação Hórus, realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), no município do sudoeste do estado.
Até o momento, seis custodiados foram transferidos para unidades da Seap, suspeitos de estarem exercendo influência sobre organizações criminosas responsáveis por homicídios e tráfico de drogas em Jequié. Eles estão sendo monitorados pela Coordenação de Monitoração e Avaliação do Sistema Prisional (CMASP), órgão da Agência de Inteligência da Polícia Penal.
De acordo com a Seap, a Operação Força Máxima Verão segue sem causar interrupção das assistências básicas aos custodiados, respeitando a Lei de Execuções Penais (LEP) e não houve intercorrência.