Uma equipe especializada da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) identificou e retirou uma ligação irregular de água que estava abastecendo uma empresa de horto e paisagismo em Camaçari, cidade da Região Metropolitana de Salvador.
A loja foi notificada e multada no valor de R$ 33.450,96. Após a retirada do desvio, o consumo do imóvel saltou 7m³ para 101m³, apontando um crescimento de mais de 1.400% e revelando o real volume de água utilizado.
Só em 2025, cerca de 500 gatos de água já foram retirados pela Embasa em Camaçari e litoral norte. Para a gerente do escritório local da Embasa em Camaçari “ações como essas são de extrema importância para combater perda de volume de água ao longo da rede distribuidora e conseguir aumentar a oferta do abastecimento para os clientes que pagam as contas em dia”, explica.
A Embasa ainda reforçou que furto de água é classificado como um crime contra o patrimônio, passível de multa e pena de um a quatro anos de prisão, conforme o artigo 155 do Código Penal.