O professor Kleber Rosa classificou como um “deslize geracional” a fala do presidente Lula sobre a ministra Gleisi Hoffmann. A declaração foi feita na manhã desta terça-feira (18), durante entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade da Bahia, em resposta a um questionamento de um ouvinte.
Lula afirmou que escolheu Gleisi para a Secretaria de Relações Institucionais porque ela é uma mulher bonita, o que, segundo ele, ajudaria a aproximar o governo do Senado e da Câmara dos Deputados.
É claro que Lula não é fascista. É claro que Lula fez uma declaração horrenda. O que Lula fez foi um deslize geracional. Lula não é um homem machista. Lula não prega a partir do ponto de vista da concepção a diminuição das mulheres”, explicou Kleber Rosa.
O professor ressaltou que qualquer pessoa pode cometer erros relacionados a questões de gênero e raça. “Nós que somos homens, por mais que valorize o papel das mulheres, a gente pode reproduzir comportamentos machistas e ser pego de repente fazendo algo que você diz: eu não devia ter feito isso. é diferente de alguém que faz isso por convicção”, argumentou.
Segundo Rosa, não há como comparar Lula a Jair Bolsonaro. O ex-presidente, segundo ele, tem uma postura machista ideologicamente fundamentada, o que faz toda a diferença.