A Acelen renováveis iniciou nesta quarta-feira (21), o plantio de mudas de macaúbas para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF) e diesel renovável (HVO) no Brasil, e a cidade de Cachoeira-BA, no Recôncavo baiano, foi a escolhida para a implementação da primeira fazenda-modelo.
Desde a assinatura do Memorando de Entendimento da Acelen Renováveis com o Governo da Bahia para produção de combustíveis renováveis, em 15 de abril de 2023, muita energia vem sendo empregada para o desenvolvimento do projeto na Bahia e em Minas Gerais. Nesses dois anos, foram feitas parcerias estratégicas para alavancar pesquisas e tecnologias para a materialização do compromisso com a transição energética do Brasil.
Denominada como Fazenda Campinas, a propriedade irá acolher 200 hectares, de um total de 1.500ha a serem cultivados na região e que receberão mais de 800 mil mudas de macaúba, transferidas do viveiro de Mucugê, na Chapada Diamantina, na Bahia.
O COO da Acelen Renováveis, Marcelo Cordaro, explicou os motivos que levaram a escolha da cidade de Cachoeira para a primeira fazenda-modelo. “Acreditamos no potencial do Estado e estamos onde os baianos também precisam. A escolha da área passou por rigoroso processo de diligências. Observamos a legislação, a realidade de ocupação no campo e o terreno escolhido oferece condições agronômicas para a produção da macaúba. Além disso, a área está próxima de São Francisco do Conde, onde será construída nossa biorrefinaria” disse Marcelo.
Cerca de 20% das plantações do projeto serão compostas por parcerias com a agricultura familiar e pequenos produtores. A implantação total do projeto prevê a geração de até 85 mil empregos diretos e indiretos, injetando cerca de US$ 40 bilhões na economia brasileira ao longo dos próximos 10 anos.