O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, comentou nesta sexta-feira (23), em entrevista ao programa Sociedade Urgente, da Rádio Sociedade da Bahia, parte dos desdobramentos de sua mais recente missão internacional à China. Segundo ele, além do avanço no projeto da ponte Salvador-Itaparica, a viagem também rendeu articulações importantes para o fortalecimento da produção industrial e farmacêutica no estado.
“Em 2023, eu fui à China e conseguimos atrair a B&D. Agora, o diferencial é que a B&D me apresentou a 40 empresários da sua rede de produção. Essas empresas estão dispostas a vir para a Bahia montar suas unidades de produção”, afirmou o governador.
De acordo com Jerônimo, entre sete e nove dessas empresas já iniciaram diálogos e estão em processo de busca por terrenos em cidades como Camaçari, Pojuca e Catu.
Outro ponto da agenda incluiu encontros com empresas do setor de energia eólica.
Além disso, Jerônimo visitou uma empresa na região de Pequim, que foi responsável pela produção de testes rápidos e medicamentos durante a pandemia da Covid-19. A empresa venceu uma concorrência junto ao governo federal para uma parceria de desenvolvimento produtivo no Brasil. “Eles virão participar da Bahiafarma e, com isso, vamos conseguir produzir medicamentos aqui na Bahia”, anunciou o governador.