O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira (26), uma atualização como parte das melhorias no Sistema Valores a Receber (SVR). A partir desta terça-feira (27), cidadãos brasileiros poderão ativar o resgate automático de valores esquecidos em instituições financeiras.
Antes, o resgate era feito manualmente para cada valor identificado. Com a nova atualização, o processo será automático para quem optar pela adesão. Em nota o BC informou que, “O propósito é facilitar ainda mais a vida do cidadão, que não precisa consultar o sistema periodicamente nem registrar manualmente a solicitação”.
Como resgatar os valores de forma automática?
A adesão é opcional, sendo necessário uma conta no portal gov.br de nível prata ou ouro; Autenticação de duas etapas ativada; Chave Pix do tipo CPF cadastrada.
O dinheiro será devolvido para a conta vinculada à chave pix e não terá um aviso prévio do Banco Central sobre a devolução.
A nova modalidade estará disponível somente para pessoas físicas. Chaves pix vinculadas a CNPJ não estão permitidas. Além disso, instituições que não aderirem ao termo de devolução via Pix continuarão exigindo o procedimento manual, regra que também se aplica a contas conjuntas.