Ponte do Jequitinhonha volta a funcionar em 20 de junho. A decisão foi tomada após uma reunião de emergência realizada entre o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e técnicos do DNIT. A liberação será controlada, no sistema ‘Pare e Siga’, com fiscalização reforçada.
Interditada desde maio, a ponte nesse momento passará por reparos imediatos, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem, e reaberta para veículos leves, como carros, motos e ambulâncias. “Eu vim aqui a nunciar que vamos reabrir a ponte no dia 20 desse mês, para veículos leves e de transporte de passageiros em vans, e gradualmente vamos chegar para abertura em ate 29 toneladas”
Veículos pesados, como caminhões, continuarão utilizando rotas alternativas até a construção da nova ponte, prevista para começar em julho, com conclusão estimada em até um ano.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância da medida para a segurança e o fluxo de milhares de baianos. “O fato de já anunciar que no dia 20 estará liberado para veículos pequenos e leves é um resultado do estudo de capacidade de peso dela (ponte). Eles farão mais uma ação técnica, que é tirar aquela capa de asfalto que, segundo o ministério, vai reduzir o peso sobre a ponte em quase 200 toneladas, o que deixa a ponte com capacidade para receber, na sequência, veículos maiores.”, pontuou o governador.
Jerônimo também afirmou que está negociando com o Ministério dos Transportes para antecipar a liberação da via para o dia 18 de junho, início do feriadão de São João. Ele reforçou ainda a articulação do Governo do Estado em diversas frentes. “Estamos preparando as estradas da Bahia inteira, com recapeamento e melhorias, para que as pessoas que forem para o interior possam voltar com segurança”, ressaltou.
Em referência às dificuldades encontradas pelos motoristas ao utilizarem os desvios, o governador aponta as questões climática. “Nós estamos em parceria, Denit e Seinfra, cuidando do desvio. Iniciamos ações concretas e firmes, mas com as chuvas, acaba atrasando a vida e vocês veem constantemente carros atolados, gerados por conta da chuvas.”
Segundo o ministro, a nova ponte pode custar aproximadamente 100 milhões de reais e, como os desvios ocasionaram alguns danos nas estradas estaduais, o governo federal realizará investimentos para a recuperação das rodovias estaduais.