Prisioneiros fugiram do Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, na madrugada desta segunda-feira (7). Segundo informações da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), os presos conseguiram escapar após cavar um buraco na parede da cela.
Os fugitivos foram identificados como:
- Felipe de Freitas Lima
- Gilmar Rodrigues de Souza
- Joales Jesus de Souza
- Paulo Sérgio Gomes Cardoso
A Polícia Civil abriu investigação para apurar a fuga e a Polícia Militar realiza buscas na região na tentativa de recapturar os homens.
Essa não é a primeira vez que o Conjunto Penal enfrenta problemas de segurança. Em novembro de 2024, uma operação da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) achou cerca de 57 celulares, 22 armas brancas e 7 carregadores dentro da unidade. Durante a ação, 58 das 65 celas em funcionamento foram revistadas e mais de 500 presos passaram por inspeção.
A nova fuga ocorre na mesma semana em que veio à tona a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra Joneuma Silva Neres, ex-diretora do presídio de Eunápolis, acusada de ter facilitado a fuga de 16 detentos em dezembro de 2024, mediante o recebimento de mais de R$ 1 milhão.
Além disso, no último dia 25 de junho, três presos também escaparam do Conjunto Penal de Feira de Santana. Eles foram localizados horas depois, graças à denúncia de moradores.