O vice-presidente e ministro do desenvolvimento, Geraldo Alckmin, voltou a criticar o “tarifaço” de 50% sobre os produtos brasileiros, anunciado pelo governo dos Estados Unidos na semana passada. As críticas aconteceram durante uma reunião do comitê criado pelo presidente Lula para apresentar soluções para o entrave, que recebe, na tarde dessa terça (15), representantes do setor agropecuário brasileiro.
“Em relação à questão tarifária, entendemos que é equivocada [a decisão de Trump]. O Brasil tem déficit na balança comercial com os EUA — aliás, os EUA têm superavit há 15 anos. Então, não tem o menor sentido, é uma tarifa totalmente despropositada“, declarou.
Apesar do tom de crítica, Alckmin reforçou que a intenção do governo brasileiro é de reverter a decisão de Trump, reduzindo impactos na economia e no setor produtivo. O vice-presidente brasileiro ainda disse acreditar que as conversas com o setor privado são muito importantes, e devem ser estendidas até os empresários estadunidenses.