Uma ação ambiental contra uma espécie invasora que ameaça a Baía de Todos-os-Santos foi realizada nesta semana, na região da praia do Brasileirinho, em Itaparica. Mais de 1,2 tonelada de medusa exótica, da espécie Cassiopea andromeda, foi removida da localidade. A iniciativa foi realizada no Dia do Oceano, na última quinta-feira (24), e teve como objetivo conter os impactos causados pela espécie, que ameaça a biodiversidade marinha e compromete o equilíbrio dos ecossistemas costeiros da região.
As medusas invasoras removidas serão encaminhadas para uma pesquisa científica que irá avaliar os impactos da espécie na região e subsidiar o desenvolvimento de estratégias de monitoramento e controle a longo prazo, orientando as próximas etapas de preservação ambiental. A espécie exótica tem alto potencial de desequilíbrio ecológico por afetar diretamente organismos nativos e impactar populações humanas que dependem dos recursos naturais locais.
A ação integrou a primeira etapa de uma operação ambiental conduzida pela Prefeitura de Itaparica, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Esta operação reforça o nosso compromisso em proteger a biodiversidade e agir rapidamente diante de ameaças ambientais. A presença dessa espécie invasora pode gerar impactos significativos no equilíbrio ecológico e, por isso, estamos unindo esforços com instituições científicas e órgãos ambientais para garantir a preservação da nossa baía”, destacou Sérgio Pitta, secretário municipal de Meio Ambiente de Itaparica.