As primeiras devoluções de valores descontados indevidamente das contas de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a ser pagos nesta semana. Os segurados podem aderir ao acordo de ressarcimento em mais de 5 mil agências dos Correios, que oferecem o serviço até novembro. Desde o início da ação, cerca de 245 mil atendimentos foram feitos na Bahia.
Nas principais unidades dos Correios, a empresa disponibilizou guichês exclusivos e senhas específicas para o atendimento de aposentados. Na Bahia, 397 agências estão aptas para realizar o serviço. Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Caso o segurado não possa comparecer, é possível nomear um representante legal devidamente identificado ou um procurador com procuração válida.
Podem aderir ao acordo os aposentados e pensionistas que contestaram os descontos indevidos e não receberam resposta da entidade ou associação após 15 dias úteis. Atualmente, mais de 3,2 milhões de pedidos de 1,9 milhão de pessoas já superaram o prazo para receber resposta das associações e entidades que representam aposentados, por isso, podem aderir ao acordo. A adesão é gratuita e, antes de assinar o acordo, os aposentados e pensionistas podem consultar o valor que têm a receber. A adesão pode ser feita exclusivamente nas agências dos Correios ou através do aplicativo Meu INSS.