A Prefeitura de Salvador iniciou, nesta segunda-feira (28), o projeto piloto de coleta seletiva porta a porta com agendamento online e uso de veículos elétricos. A iniciativa, chamada Roda – A Reciclagem na Sua Porta, terá duração de cinco meses. O serviço será realizado por cooperativas contratadas por meio de edital e funcionará com base em um sistema digital, no qual os moradores agendam a coleta de materiais recicláveis.
O Roda é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Bem-Estar e Proteção Ambiental (Secis), a startup de impacto socioambiental SOLOS e o programa internacional Urban Ocean, da Resilient Cities Network, com o apoio da Limpurb. A ideia é ampliar a participação da população na reciclagem, avaliar indicadores como volume de resíduos coletados, engajamento dos moradores e a jornada final do lixo.
“Esse será um projeto premiado. A rede de coleta seletiva vai nos ajudar a cumprir as metas de reciclagem e a avançar no nosso compromisso ambiental. Nosso objetivo é que, em 2049, quando Salvador completa 500 anos, tenhamos zerado a emissão de gases de efeito estufa, como o CO2”, afirmou o prefeito Bruno Reis (União).