A Estação Aeroporto do Metrô de Salvador recebe nesta quarta (20) e quinta-feira (21) uma mobilização especial da Defensoria Pública da Bahia em parceria com a CCR Metrô Bahia, como parte da campanha Agosto Lilás. A iniciativa oferece atendimento jurídico e psicossocial a mulheres vítimas de violência doméstica, além de uma exposição com relatos reais de sobreviventes, intitulada Antes que seja tarde demais.
Segundo a defensora pública Carolina Araújo, as mulheres serão acolhidas em salas reservadas para relatar suas situações de forma segura. Os atendimentos podem incluir pedidos de medidas protetivas, como o afastamento do agressor ou a definição de distância mínima entre ele e a vítima.
A ação busca ampliar a conscientização sobre a violência de gênero, considerada não apenas uma questão de segurança, mas também de saúde pública. Fora do mutirão, a Defensoria realiza atendimentos diários no Núcleo de Defesa da Mulher (NUDEM), na Casa da Mulher Brasileira, em Salvador, sem necessidade de agendamento.
O alerta é ainda mais urgente diante dos dados: só em 2025, o número de mulheres baleadas em feminicídios ou tentativas com arma de fogo aumentou 45% em relação ao ano passado, segundo o Instituto Fogo Cruzado. Na Bahia, já foram registrados quatro feminicídios e duas tentativas, todos na capital e Região Metropolitana.