Durante o Balanço Geral de Sábado deste sábado (23), os apresentadores Adriana Planzo e Luan Julião receberam com exclusividade o capitão Aymar Schindler, subcomandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), que anunciou em primeira mão na Rádio Sociedade da Bahia a transformação da unidade em batalhão, uma conquista considerada histórica para Itapuã.
“Para nossa grata surpresa, o excelentíssimo governador do estado anunciou que nossa Itapuã, a 15ª Itapuã, vai se transformar em Batalhão”, comemorou o capitão.
Segundo o oficial, a mudança representa um avanço significativo para a segurança da região. A transformação da 15ª CIPM em Batalhão trará melhorias estruturais, aumento do efetivo e reforço na capacidade de atuação da Polícia Militar. O capitão destacou que a função da PM é essencialmente preventiva, e a ampliação da estrutura permitirá uma presença mais efetiva nas ruas, o que impacta diretamente na sensação de segurança da população.
“Vamos ter uma maior estrutura física, aumento do nosso recurso humano e também de maquinário. Isso possibilita uma melhor atuação policial. Nosso trabalho é pautado na prevenção. Quanto melhor a estrutura e o preparo dos policiais, maior a sensação de segurança para a comunidade”, explicou.
Atuação em áreas vulneráveis e turísticas
A 15ª CIPM atua em uma área de contrastes: de um lado, regiões com altos índices de vulnerabilidade social, como o Bairro da Paz; de outro, importantes polos turísticos da capital, como Itapuã, Lagoa do Abaeté e Praia do Flamengo. O desafio da companhia é garantir segurança tanto nas comunidades quanto em áreas com grande fluxo de visitantes.
Adriana Planzo destacou esse equilíbrio necessário na atuação da PM: “É preciso dividir o efetivo entre as áreas vulneráveis e também as turísticas, que atraem muitos visitantes e movimentam a economia local”.
A transformação da unidade em batalhão também permitirá um reforço no número de policiais, graças a uma alteração na Lei Orgânica da Polícia Militar (LONPM) que está em tramitação na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
“Esse projeto de lei já está em votação. Com a aprovação, o efetivo será aumentado e as unidades, como a nossa, terão crescimento proporcional. Isso significa mais policiais nas ruas e maior capilaridade de atuação em Itapuã”, garantiu o capitão Aymar.
Histórico e importância estratégica da 15ª CIPM
Criada em 7 de maio de 1998 a partir do antigo 16º BPM, a 15ª CIPM foi inaugurada oficialmente em 1º de junho do mesmo ano. Em pouco mais de duas décadas, se tornou uma das maiores companhias independentes da capital baiana.
Sua área de atuação cobre uma extensa faixa da orla de Salvador, 12,3 km entre Piatã e a Praia do Flamengo, até o limite com Lauro de Freitas, totalizando 37,5 km². A companhia integra a Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 12, junto com a 49ª CIPM (São Cristóvão) e a 12ª Delegacia Territorial.
A relevância da unidade é reforçada pelos dados demográficos: bairros como Itapuã, Pituba e Pernambués concentram 14% da população da capital. Só Itapuã reúne mais de 60 mil moradores, segundo o Censo 2022. A região também abriga o Bairro da Paz, considerado uma das áreas com maior vulnerabilidade social e foco constante de atenção policial.
Com a elevação da 15ª CIPM a batalhão, a expectativa é de que a Polícia Militar ganhe mais autonomia, recursos e condições de garantir a segurança tanto para os moradores quanto para os milhares de turistas que circulam pela região.