Em plena requalificação, a Avenida Dorival Caymmi, no bairro de Itapuã, já foi alvo da criminalidade. Imagens exibidas pela Rádio Sociedade da Bahia nesta segunda-feira (25) mostram dois homens furtando cabos de energia no local, mesmo antes da obra ser oficialmente inaugurada.
O diretor de Iluminação Pública de Salvador, Ângelo Magalhães, foi pego de surpresa ao ser questionado sobre o caso durante entrevista no Sociedade Urgente. “Não estava sabendo disso não. A gente nem inaugurou a requalificação e já estão depredando”, lamentou.
A avenida está passando por obras realizadas pela SUCOP, com apoio da Diretoria de Iluminação, que moderniza o sistema de luz em todo o leito viário. O projeto inclui a instalação de novos pontos de iluminação e abrigos de ônibus com LED.
Mais do que o crime em si, o que impressiona é a forma como ele ocorre. Ângelo relatou que, em muitos casos, a fiação é instalada a até 1 metro de profundidade, protegida por uma camada de 30 centímetros de concreto, e mesmo assim, os cabos são furtados. “O cara consegue puxar lá de baixo. É inacreditável.”
A falta de disfarce dos criminosos também foi destacada. “O sujeito não tem farda, não tem carro por perto, tá ali agachado, de sandália, puxando fio. Isso é roubo. Ele não pertence a nenhuma empresa. Está claro”, afirmou o jornalista Adelson Carvalho, que conduziu a entrevista.
A prefeitura promete reforçar a fiscalização e seguir em articulação com as forças de segurança para tentar frear os furtos de cabos na capital baiana, crimes que, segundo a gestão, já geraram mais de R$ 1,6 milhão em prejuízos apenas em 2025.