Durante o programa Sociedade Urgente desta terça-feira (26), o apresentador Adelson Carvalho entrevistou o deputado estadual Vitor Bonfim (PV), que detalhou como funcionam as homenagens concedidas pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA): o Título de Cidadão Baiano e a Comenda 2 de Julho.
Segundo o parlamentar, apenas deputados estaduais podem propor essas homenagens, que são destinadas a reconhecer personalidades com relevantes serviços prestados à Bahia. O Título de Cidadão Baiano é voltado a pessoas nascidas fora do estado, enquanto a Comenda 2 de Julho é destinada a baianos de nascimento.
Cada deputado pode propor uma comenda e um título por ano, totalizando até oito homenagens ao longo de um mandato de quatro anos. Com 63 deputados na ALBA, o número máximo de homenageados pode chegar a 126 por ano. No entanto, nem todos os parlamentares utilizam essa prerrogativa.
Vitor Bonfim destacou que, embora o número de homenagens possa parecer alto, representa uma parcela pequena diante dos mais de 14 milhões de habitantes da Bahia.