Durante entrevista ao Sociedade Urgente nesta quarta-feira (27), o secretário de Governo de Salvador, Cacá Leão (PP), destacou o papel central de ACM Neto (União Brasil) na articulação da federação entre o União Brasil e o Progressistas. Segundo ele, o ex-prefeito de Salvador foi um dos grandes responsáveis por viabilizar a união entre as duas legendas, que agora formam a maior bancada do Congresso Nacional.
“ACM Neto foi um dos principais idealizadores dessa federação. Estive ao lado dele em várias reuniões com lideranças do PP. Posso afirmar com toda certeza: ele fez muita força para que isso acontecesse”, afirmou Cacá.
A união entre os dois partidos não foi simples, considerando o peso político de ambas as siglas. “Estamos falando de duas das maiores bancadas do Congresso. Juntas, somam 109 deputados e 15 senadores. Hoje, a federação União Progressistas é a maior bancada tanto na Câmara quanto no Senado. Não foi fácil juntar tantos interesses distintos”.
Cacá Leão também explicou que a federação funcionará com uma estrutura colegiada, com dois presidentes: Ciro Nogueira (PP) e Antonio Rueda (União Brasil), e que ACM Neto seguirá com protagonismo nas decisões. “Ele com certeza terá papel de destaque, tanto pela experiência quanto pelas relações políticas e pessoais que tem com os presidentes da federação”.
Segundo o secretário, o novo modelo federativo exige diálogo constante e decisões compartilhadas, e é nesse ambiente que a capacidade de articulação de ACM Neto se torna ainda mais relevante. “Ele será parte importante nesse processo. Não há dúvida”.