Uma operação deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (11), cumpriu 27 mandados de busca e apreensão contra 22 alvos nas cidade de Fortaleza, Aquiraz, Maranguape e Maracanaú, no Ceará; além do município de Salvador, na Bahia. A ação investiga a suspeita de importações irregulares, com fraudes durante a fiscalização aduaneira.
Denominada de Operação Snooker, a ação também realizou cumprimentos na cidade de Barueri (SP) e no recinto alfandegário do Aeroporto Internacional de Fortaleza. As investigações tiveram início em 2022, e identificaram indícios de ocultação de bens e de atuação funcional irregular do servidor para favorecer importadoras, além de pagamentos realizados por empresas a este e a seus familiares.
Em paralelo, desde 2023, a Alfândega de Fortaleza intensificou fiscalizações no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização Aduaneira, tendo identificado práticas de contrafação, subvaloração de mercadorias e interposição fraudulenta, incluindo manipulação documental e adulteração de declarações bancárias.
Ainda conforme o órgão, durante as fiscalizações, foram registradas tentativas de interferência nos procedimentos por parte das empresas investigadas. Além disso, ocorreram ameaças diretas a auditores-fiscais e a seus familiares, bem como a circulação de notícias falsas com o objetivo de descredibilizar a Receita Federal.
Em decorrência da operação, houve o afastamento cautelar de agentes públicos envolvidos, o sequestro de veículos e de um barco de luxo, além do bloqueio de contas bancárias e criptoativos de mais de R$ 40 milhões.