Durante entrevista ao programa Sociedade Urgente desta segunda-feira (22), o deputado federal Capitão Alden (PL-BA) destacou projetos de sua autoria que tramitam no Congresso Nacional, com foco em saúde e segurança pública. Um dos principais é a criação de uma campanha nacional sobre a manobra de Heimlich, técnica de primeiros socorros usada em casos de engasgo.
“O objetivo é salvar vidas. Muita gente morre engasgada por falta de informação. Queremos que estabelecimentos como restaurantes tenham cartazes explicativos e que funcionários como garçons e cozinheiros recebam treinamento”, afirmou o parlamentar.
Segundo Alden, o projeto já foi aprovado na Câmara e visa conscientizar a população sobre a importância de agir rapidamente em casos de obstrução das vias aéreas, especialmente em crianças e idosos.
Outro projeto mencionado pelo deputado trata da instalação obrigatória de bloqueadores de sinal de celular em presídios. “Infelizmente, isso ainda não é realidade no Brasil todo, mas é essencial para enfraquecer o comando de crimes de dentro das penitenciárias”, destacou.
Alden também comemorou a aprovação de um projeto de sua coautoria que institui o Mês da Segurança Pública, previsto para novembro. Durante esse período, o Congresso Nacional deverá concentrar esforços na votação de propostas ligadas ao tema.
“Já neste ano, vamos ver projetos voltados à segurança sendo discutidos e votados de forma prioritária. É uma forma de garantir que a pauta não fique esquecida”, concluiu.