Nesta quinta-feira (25), Madre de Deus celebrou a dedicação de homens e mulheres que atuam na educação, cultura, arte e assistência social da região com a entrega do Troféu Coló. O prêmio, promovido pela Associação Mulheres de Palmares, reconhece o trabalho e a importância dessas pessoas para a comunidade local.
A percussionista, pescadora e transeteira Naide Almeida destacou o valor da premiação, especialmente para as mulheres negras. “Como mulher negra, sinto-me honrada em receber esse troféu, que também homenageia a artesã Coló, um símbolo da cultura do município”, afirmou Naide.
A presidente da Associação Mulheres de Palmares, Gislene Lima, ressaltou o papel da entidade em fortalecer a identidade cultural local e valorizar os talentos da cidade em diversas áreas, como saúde, arte e religião. Para ela, o troféu representa um reconhecimento vivo, diferente das homenagens póstumas comuns.
Maria Claudiana de Aquino, conhecida como Coló, deu nome ao prêmio e recebeu a homenagem há três anos. Emocionada, agradeceu a valorização: “Para mim, é muito importante ser reconhecida em vida, é um sinal de amor e respeito da comunidade”, afirmou.