O Ministério Público da Bahia deflagrou, na última quinta-feira (25), a terceira fase da Operação Premium Mandatum, com foco em cidades do Norte do estado e também em Santa Catarina. A ação teve como alvos integrantes de uma organização criminosa envolvida com tráfico de drogas, homicídios e lavagem de dinheiro.
Foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 13 de busca e apreensão em Senhor do Bonfim, Juazeiro e no estado catarinense. Durante a operação, foram apreendidos R$ 71 mil em espécie e diversos aparelhos eletrônicos usados pelos criminosos.
As investigações apontam que a quadrilha era parcialmente comandada de dentro do sistema prisional, com ordens para execuções e movimentações de drogas e armas. Familiares dos líderes também participavam, usando contas bancárias para esconder o fluxo financeiro do grupo.
Nas fases anteriores da operação, 48 pessoas já foram denunciadas e mais de R$ 44 milhões foram bloqueados pela Justiça. A ofensiva contou com apoio das polícias Civil e Militar, Rondesp, CIP Catinga, Secretaria de Administração Penitenciária e do Gaeco de Santa Catarina.