Estabelecimentos de ferro-velho foram alvo da segunda fase da Operação Escudo Urbano, deflagrada pela Polícia Civil nesta segunda-feira (29), em Salvador. A ação tem como objetivo combater furtos, roubos e a possível receptação de produtos ilícitos nesses locais, além de coibir o tráfico de drogas que pode ser fomentado nessa cadeia.
Um dos pontos fiscalizados, na Avenida Vasco da Gama, já estava sob investigação, o que motivou a operação no local. Além da busca por produtos oriundos de crimes, as equipes verificam a validade dos alvarás de funcionamento, a regularidade fiscal, o cumprimento das normas municipais e estaduais de vigilância sanitária e questões ambientais.
A operação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) e das secretarias da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e de Salvador (Sefaz-Salvador), além das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop), Mobilidade (Semob) e da Transalvador. A ação acontece simultaneamente nas esferas criminal, sob responsabilidade da Polícia Civil, e administrativa, com a participação dos órgãos fiscalizadores.