O Governo da Bahia inicia, no dia 1º de outubro, a edição 2025 da campanha Outubro Rosa com um grande mutirão de prevenção ao câncer de mama. A abertura será realizada na Arena Fonte Nova, em Salvador, e a ação se estenderá por todas as regiões do estado, incluindo o Norte da Bahia.
Serão ofertadas 40 mil mamografias para mulheres com idade entre 40 e 69 anos, faixa etária considerada prioritária para a detecção precoce da doença. Na região Norte, os exames estarão disponíveis nas policlínicas regionais de Juazeiro, Paulo Afonso, Jacobina e Senhor do Bonfim. Para participar, é necessário agendar previamente pelo portal ba.gov.br ou nas secretarias municipais de saúde.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo que mais afeta mulheres no Brasil e na Bahia. A previsão é de mais de 4.200 novos casos no estado apenas em 2025.
A superintendente estadual de Regulação, Mônica Hupsel, destaca que a prevenção vai além do exame de rastreamento. “Hábitos saudáveis como alimentação equilibrada, atividade física regular, redução do consumo de álcool e o incentivo à amamentação são fundamentais na prevenção ao câncer de mama”, afirmou.
Com a campanha, o governo baiano espera ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, salvar vidas e fortalecer a conscientização em todas as regiões do estado.