O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), estimou que o Hospital Maternidade e da Criança (HMC), localizado no bairro da Federação, seja inaugurado até março de 2026. A unidade será a primeira maternidade municipal da capital baiana e contará com mais de 200 leitos, entre clínicos, de UTI e berçários, além de serviços de urgência e emergência em ginecologia, obstetrícia e pediatria. Também estarão disponíveis exames de média e alta complexidade, como ressonância magnética e tomografia.
O HMC está sendo construído a partir da reforma e ampliação do antigo Hospital Salvador, desapropriado pela prefeitura. Bruno Reis afirmou que estão sendo finalizadas adequações internas necessárias para habilitar a unidade junto ao governo federal, o que possibilitará apoio no custeio do funcionamento.
Em coletiva, o prefeito destacou que a previsão inicial é entregar o equipamento até março, mas há esforço para antecipar a inauguração. “Assim que a gente concluir essas adequações e a obra decorativa, nós vamos inaugurar a primeira maternidade municipal, o hospital da criança e o hospital que vai fazer cirurgias eletivas nas mulheres”, disse.
Bruno Reis também comentou a polêmica em torno do financiamento da obra. Segundo ele, a proposta foi selecionada pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, mas, em vez de repasses diretos do Orçamento da União, os recursos serão disponibilizados via financiamento pela Caixa Econômica Federal. O prefeito defendeu que a Câmara de Vereadores aprove a operação de crédito e pediu coerência da oposição, lembrando que se trata de um projeto aprovado pelo próprio governo federal.