Um carro blindado, com giroflex e comunicação por internet via satélite, foi apreendido pela Polícia Federal nesta quarta-feira (1º), em uma área de mata em Feira de Santana. O veículo, segundo os investigadores, pode ter sido usado na fuga do deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, o Binho Galinha (PRD), que está foragido desde as primeiras horas do dia.
O automóvel foi encontrado abandonado, com a chave escondida em um dos pneus, o que indica que alguém ainda pretendia recuperá-lo. Ele foi encaminhado ao pátio da Polícia Federal, no bairro do Comércio, em Salvador, onde as buscas pelo deputado estão sendo coordenadas.
Binho Galinha é suspeito de liderar há mais de uma década uma organização criminosa envolvida em lavagem de dinheiro, agiotagem, jogo do bicho, comércio ilegal de armas, receptação qualificada e associação para o tráfico. Apesar de estar sob medidas cautelares, ele teria mantido o controle do grupo criminoso por meio de empresas de fachada e “laranjas”.
A esposa e o filho do deputado estão entre os nove presos durante a Operação Estado Anômico, deflagrada em ação conjunta entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA), Polícia Federal, Receita Federal e Secretaria da Segurança Pública da Bahia, por meio da Força Correcional Integrada (Force).
Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em imóveis de Feira de Santana, São Gonçalo dos Campos e Salvador. A Justiça também determinou o bloqueio de até R$ 9 milhões em bens dos investigados e a suspensão das atividades de uma das empresas utilizadas para lavagem de dinheiro.
A ação é um desdobramento da Operação El Patrón, iniciada em dezembro de 2023, que já resultou em denúncias contra 15 pessoas, incluindo o parlamentar e seus familiares.
Até a última atualização desta reportagem, o paradeiro de Binho Galinha seguia desconhecido. Pela tarde, o advogado da família chegou a anunciar que o deputado se entregaria, mas isso não ocorreu. Em nota, a defesa negou todas as acusações.