O apresentador João Kallil, do programa Balanço Geral, da Rádio Sociedade da Bahia, entrevistou nesta quinta-feira (2) o vereador de Alagoinhas, Gelyser Soares (PV), autor do projeto de lei que busca reconhecer o grau, manobras de empinar motocicletas, como modalidade esportiva.
De acordo com o parlamentar, “a pauta nem saiu do papel, criamos a discussão com colegas vereadores, levamos a participação dos meninos do grau, e a repercussão tomou-se por conta da defesa de uma minoria.”
Kallil questiona o vereador: “Onde é que ele enxerga que levantar um guidon, seja em espaço público, seja em espaço fechado, é uma modalidade esportiva?” Ele chama atenção para os inúmeros casos de acidentes, inclusive com vítimas fatais, envolvendo a atividade.
O vereador argumenta que as pessoas têm o livre arbítrio de fazer o que gostam e que não é a favor da prática de grau em via pública. “É justamente para que não aconteçam acidentes que proponho a regulamentação, criando espaços adequados na cidade”, disse.
Kallil também questiona sobre a fonte de custeio do projeto, que dará viabilidade à construção do espaço exclusivo para a prática do grau. Geliser aponta a utilização de pistas particulares que já são utilizadas e sinaliza que há conversas com empresários e com o gestor municipal para discutir a questão.