A Rádio Sociedade acompanhou de perto, nesta quinta-feira (9), a inauguração da nova fábrica de veículos elétricos e híbridos da BYD Brasil, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O evento contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e marcou o início da produção nacional da empresa chinesa, consolidando o Brasil como um polo estratégico da montadora para a América Latina.
Com investimento de R$ 5,5 bilhões, o complexo industrial é o maior da BYD fora da Ásia e tem capacidade inicial para fabricar 150 mil veículos por ano podendo chegar a 300 mil na segunda fase de operação.
Durante a cobertura, a Rádio Sociedade entrevistou a secretária executiva do Conselho Representativo da Presidência da República, Moema Gramacho. Ela destacou o impacto positivo do empreendimento para a região e o compromisso ambiental que a iniciativa representa. “É uma fábrica enorme, que vai ter possibilidade de gerar muitos empregos e, obviamente, vai trazer muita renda também para a região. E, com isso, a gente consolida também uma política ambiental, porque os carros elétricos contribuem muito para diminuir toda a possibilidade de mais CO₂ na atmosfera. Portanto, tudo a ver: BYD, Camaçari, Polo Petroquímico, Bahia e Brasil”, afirmou.