Salvador recebe nesta terça-feira (21), às 15h, no Cine UFBA, a sessão comentada de cinema “A Loucura Entre Nós: arte, cuidado e desmedicalização”, com a presença da diretora do filme, Fernanda Vareille. A atividade gratuita é organizada pela Clínica Espaço a – Saúde Integral e propõe uma reflexão sobre os limites da “loucura” e o papel da arte como ferramenta de cuidado e expressão. Após a exibição, haverá um bate-papo com a cineasta e convidados, mediado pela psicanalista Bila Brandão, com transmissão ao vivo para o Cineclube FGV, em São Paulo.
O debate contará ainda com Lygia Viégas, professora da Faculdade de Educação da UFBA; Adriana Cravo, da Diretoria de Museus/IPAC e Gustavo Menezes, professor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) e militante da luta antimanicomial. O documentário, considerado um marco nas discussões sobre saúde mental no país, aborda a desmedicalização e a arte como caminhos de liberdade, ampliando o diálogo sobre novas formas de cuidado e os sentidos da liberdade no campo da saúde mental.
A exibição integra o projeto “O Corpo Liberto”, que busca valorizar as conquistas da Lei nº 10.216, marco da Reforma Psiquiátrica Brasileira. Em sua segunda edição, o projeto prevê uma exposição com obras de artistas do CAPS e oficinas com usuários de serviços de saúde mental, programadas para 2026, no Museu Solar do Ferrão, em Salvador. Contemplada pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, a iniciativa reforça a importância de uma sociedade mais inclusiva e comprometida com os direitos humanos, onde a arte e o afeto assumem papel central no cuidado e na liberdade dos sujeitos.