O presidente da CBF, Samir Xaud, anunciou a implantação da tecnologia de impedimento semiautomático no Campeonato Brasileiro da Série A a partir da temporada de 2026. O anúncio ocorreu durante a reunião inaugural do Grupo de Trabalho (GT) da Arbitragem, que reuniu representantes de clubes, federações e especialistas nacionais e internacionais para definir diretrizes de modernização e profissionalização da arbitragem brasileira.
O sistema semiautomático promete decisões mais rápidas, precisas e transparentes em campo, elevando o padrão já avançado do VAR atualmente utilizado no país. A empresa Genius Sports, que já atende a FIFA e ligas de Argentina e Inglaterra, será responsável pela implantação da tecnologia. “Nosso olhar é para o futuro. A partir de 28 de janeiro, na abertura do Brasileiro, o impedimento semiautomático será implementado”, destacou Xaud.
O GT será presidido por Netto Góes, vice-presidente da Federação Amapaense de Futebol, que detalhou o cronograma de ações do grupo. Entre as prioridades estão o investimento em tecnologias, protocolos e a profissionalização da categoria, baseada em experiências bem-sucedidas de outras ligas internacionais. O objetivo é garantir maior fluidez, transparência e confiança nas decisões da arbitragem brasileira.
O evento contou com representantes de clubes das Séries A e B e de diversas federações estaduais. Para Thairo Arruda, CEO do Botafogo, a iniciativa reforça o compromisso da CBF em resolver problemas históricos, como a arbitragem e o fair play financeiro. “A melhoria da arbitragem vai elevar o futebol como um todo, trazendo maior credibilidade e qualidade ao nosso campeonato”, afirmou.