O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, respondeu às críticas do vereador de Salvador, Kiki Bispo, líder da base do prefeito Bruno Reis, que afirmou que a quantidade de empréstimos tomados pelo governo, que chega a 20, pode “quebrar o Estado”. Jerônimo rebateu: “O vereador aprovou o empréstimo tomado pelo prefeito? E quanto foi? Então era bom a gente avaliar isso.”
Jerônimo destacou que sua fala não é uma crítica ao prefeito Bruno Reis, reforçando a importância da parceria entre os entes federativos para fortalecer as ações desenvolvidas nos municípios. Segundo ele, tanto os empréstimos do Estado quanto os das prefeituras devem ser utilizados para entregar resultados à população, citando como exemplo a entrega de viaturas para a Polícia Militar realizada na manhã desta quarta-feira (26).
O governador também afirmou que os empréstimos feitos em seus quase três anos de gestão servem para recompor investimentos que, segundo ele, o ex-governador Rui Costa não pôde realizar. Jerônimo disse que, embora haja comparações entre os dois governos, Rui Costa deixou de contrair empréstimos não por falta de necessidade, mas por causa da “perversidade” do governo federal da época. Ele afirmou que o Estado ficou seis anos impedido de tomar novos financiamentos, o que classificou como um “boicote” à gestão de Rui Costa.